Empreendedorismo: como saber se sua ideia de negócio é mesmo incrível?

Tempo de leitura: 3 minutos

Ter uma ideia de negócio não significa necessariamente (e infelizmente) que ela será bem sucedida. Muitos empreendedores investem em projetos sem fazer pesquisas e análises. Dessa forma, só percebem que o potencial é bem abaixo do esperado quando o produto ou serviço é lançado — e muito tempo e dinheiro já foram desperdiçados.

Para evitar que você passe por essa situação, neste artigo vamos explicar como avaliar e validar a sua ideia de negócio para saber se ela realmente pode dar certo ou não.

Continue com a leitura e entenda alguns pontos que você precisa observar:

Estude detalhadamente o seu mercado de atuação

O empreendedor que se lança em um segmento sem conhecê-lo a fundo está exposto ao risco de entrar para a estatística de milhares de empresas que fracassam nos primeiros anos.

Faça uma análise precisa do mercado para identificar novas tendências e demandas, além de observar quais estratégias serão necessárias para a sua ideia desenvolver. Quando você identificar oportunidades, procure criar soluções que entreguem valores reais e duradouros para os seus clientes — seja o antibiótico que soluciona o problema, e não o analgésico que simplesmente alivia a dor.

Faça um plano de negócios

O plano de negócios é como o GPS do seu negócio. É ele que vai definir o mapa estratégico e se a sua ideia está no caminho certo. Use o business plan para definir suas ações a curto, médio e longo prazos. Defina, também, quem são seus parceiros chave e as oportunidades de negócio.

Tenha sempre em mente que o plano de negócios estará sujeito a mudanças e adaptações de acordo com o cenário momentâneo da sua empresas e do mercado como um todo.

Conheça o seu público e valide a sua ideia de negócio

Identifique quem são as suas personas — personagens semi fictícios que representam o público alvo, porém com análises mais aprofundadas sobre gostos, dores (problemas), costumes e outros fatores.

Saia do escritório e vá para locais estratégicos conversar pessoalmente com o seu público-alvo. Em um simples bate-papo, fazendo as perguntas certas, você poderá obter muitos insights para validar a sua ideia de negócio.

Analise os pontos fortes e fracos da concorrência

Entender a sua concorrência é fundamental para saber se a sua ideia de negócio é realmente viável. Entrar em um mercado saturado talvez não seja a melhor opção — a menos que a sua empresa ofereça diferenciais atrativos para os clientes.

Analise quem são os concorrentes e o quê estão fazendo para conquistar consumidores. Por outro lado, entenda quais são as deficiências que você pode explorar para se destacar no mercado.

Busque uma consultoria ou mentoria especializada

O processo para validar uma ideia de negócio e seguir com o projeto rumo ao sucesso pode ser complicado e demandar a ajuda de profissionais especializados.

Considere a possibilidade de contratar uma agência com know how em consultoria de negócios e mentoria voltada para empreendedores.

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