Aprenda a escolher a melhor rede social para o seu negócio!

Tempo de leitura: 3 minutos

As redes sociais tomaram conta da sociedade de forma que, hoje em dia, é bem difícil encontrar alguém que não faça parte de pelo menos uma delas. Tamanha popularidade representa uma grande oportunidade para todo tipo de empresa impactar positivamente o seu público, aumentando sua visibilidade e sucesso.

Só que muitos negócios caem no erro de ter presença em múltiplas redes sociais, mas sem o devido cuidado estratégico envolvido. Não basta estar nelas, é preciso trabalhar adequadamente para atingir os seus objetivos. Um dos pontos mais importantes neste aspecto é optar pela rede social mais indicada para a sua empresa.

Aprenda a escolher a melhor rede social para o seu negócio com estes 4 passos:

Passo 1: Analise seu público

Parte integrante de qualquer planejamento de marketing, a análise do perfil e das preferências do público é capaz de nortear todas as demais estratégias. A partir daí, você consegue definir as redes sociais que são mais interessantes para serem exploradas.

Avalie a faixa etária, gênero, localização e interesses dos seus clientes para perceber quais redes sociais frequentam e os tipos de conteúdo que consideram dignos de engajamento.

Passo 2: Veja o apelo de cada rede social

Com qual fatia do público você quer falar? Dependendo do caso, pode ser que o Facebook seja a opção ideal, mas também pode ser o Snapchat. Em vez de buscar qual é a melhor rede social para os negócios, lembre-se que isso muda conforme o que você precisa.

Por conta disso, você tem que conhecer muito bem as particularidades da sua empresa e de sua audiência para tomar uma decisão estratégica.

Passo 3: Avalie as suas necessidades

Cada canal de marketing deve suprir necessidades específicas do seu planejamento. Se uma rede social ajuda a caminhar em direção ao seu objetivo, ela certamente deve entrar na sua estratégia.

Por exemplo, uma marca que quer exibir mais o visual e inspiração dos seus produtos pode ter muito sucesso no Pinterest. Já aquela que quer melhorar a relação com os consumidores precisa ter uma página no Facebook, para responder comentários e mensagens diretas.

Passo 4: Considere os recursos

As redes sociais não são iguais umas às outras. O Facebook, por exemplo, é bem diferente do Pinterest. Pode ser que apenas um deles seja interessante para a sua marca ou um conjunto com ambos funcione melhor. Para ter certeza, é preciso levar em conta os recursos oferecidos por cada rede social.

Permite a publicação de quais tipos de conteúdo? Traz contato fácil com a audiência? De que forma ocorre a interação? Avalie esses e outros pontos relacionados para chegar a uma conclusão.

Depois de seguir todos esses passos, você terá todas as informações que precisa para encontrar a melhor rede social para divulgar o seu negócio. As opções são muitas, mas somente aquelas com plena identificação com o seu público-alvo e objetivos devem ser incluídas no seu planejamento. Criar um perfil em uma rede social e não o manter ativo pode causar problemas graves para a sua imagem, então só tome uma decisão quando tiver certeza.

Já fez esta análise? Quais as redes sociais que mais se encaixam nas necessidades da sua empresa? Compartilhe os seus planos conosco!